Uso de internet no celular cresce 340%
Levantamento mostra que o celular está presente em 87% dos lares, ante 37% de presença de desktops
A popularização dos smartphones, somada à defasada infraestrutura brasileira, pode fazer com que os celulares sejam os grandes responsáveis pela disseminação da internet no país.
Dados da pesquisa anual do CGI.br (Comitê Gestor de Internet no Brasil), que coordena e integra todas as iniciativas de internet no país, mostra que o uso de celulares para acessar a web subiu 340%, de 2010 para 2011, entre as pessoas que têm aparelho.
"A tendência de crescimento é exponencial", diz Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br, órgão do CGI.br responsável pela pesquisa.
"Se cair o preço do uso de internet nos celulares, o crescimento deve ser ainda maior", diz Juliano Cappi, coordenador de pesquisas do Cetic.br. "Mas o preço ainda é um limitador."
PC AINDA GANHA
O acesso via celular ainda está abaixo do número de pessoas que utilizam computadores de mesa e portáteis para acessar a web -38% dos domicílios do país-, mas o ritmo de alta foi muito maior.
Enquanto a expansão foi de 340% entre os que têm celulares, a alta foi de 40% entre os que dispõem de computadores.
Além do crescimento vertiginoso em apenas um ano, o celular têm outra vantagem em relação aos desktops e notebooks: é a segunda tecnologia mais presente nos lares brasileiros, só atrás da TV.
Segundo a pesquisa, 87% das residências têm o aparelho, enquanto 37% têm um desktop, e 18%, notebook.
"A presença do celular na população é muito grande", diz Tatiana Jereissati, coordenadora do estudo.
"Mas ainda há um bom caminho a percorrer."