Notícias Empresariais

Caixa eleva crédito

Segundo comunicado do banco, sua carteira de empréstimos para veículos ultrapassou os R$ 3 bilhões.

Se os bancos privados botaram o pé no freio e reduziram a oferta de financiamento para carros neste ano, devido ao elevado nível de calote, a Caixa Econômica Federal optou por acelerar na direção contrária. Tanto que as operações fechadas até novembro registraram expansão de 56% contra queda de 10% do mercado. Segundo comunicado do banco, sua carteira de empréstimos para veículos ultrapassou os R$ 3 bilhões.

Na avaliação de especialistas, a Caixa elevou a oferta de crédito para automóveis em sintonia com a decisão do governo de manter o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido por mais tempo. De nada adiantaria o tributo menor — a alíquota de carros com motor 1.0 passará de 2% para 3% a partir de 1º de janeiro de 2014 — se não houvesse financiamentos disponíveis. Pelos cálculos da Cetip, o crédito direto ao consumidor (CDC) respondeu por 83,7% dos 6,1 milhões veículos vendidos a prazo entre janeiro e novembro deste ano.

Segundo o superintendente nacional de veículos da Caixa, Jorge Pedro de Lima Filho, boa parte da expansão dos financiamentos a veículos fechados pela instituição decorreu da parceria com o Banco Pan, ex-Panamericano. Até comprar uma parte do capital do Pan, que pertencia ao empresário Silvio Santos, a Caixa praticamente estava fora no mercado de automóveis. 

A expectativa do governo é de que a Caixa continue despejando crédito nesse segmento, sobretudo diante da recomposição gradual do IPI, que tenderá a encarecer os carros e a afastar vários consumidores do mercado.

 

http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2013/12/27/caixa-eleva-credito

Compartilhar

× Como posso te ajudar? Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday