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Como liderar equipes e convencer pessoas

Esta é a pergunta que todo líder ou candidato a líder faz a si mesmo todos os dias.

Esta é a pergunta que todo líder ou candidato a líder faz a si mesmo todos os dias.

Mesmo que você já seja um líder experiente e acredite que não precisa saber, na sua mente interior esta pergunta está sendo realizada de forma inconsciente.

Antes de começar a falar sobre como liderar equipes e convencer pessoas, primeiro devemos ter muito claro o conceito de liderar.

O que é liderar?

Com base na minha experiência de liderança e gestão, liderar é empoderar, orientar e inspirar pessoas a agir e realizar atividades por conta própria para atingir resultados extraordinários.

Este é o meu conceito e a minha ideia sobre liderar.

É este conceito de liderança que eu aplico em meus atendimentos, treinamentos e workshops abertos ou in company para empresas.

Este conceito é aplicável para vários níveis hierárquicos.

Nas pequenas e médias empresas, por exemplo, empreendedores fazem de tudo um pouco e são definidos como líderes mas, nem todo empreendedor tem na liderança a sua principal virtude.

Indo direto ao ponto, para conseguir liderar equipes e convencer pessoas a fazer o que você quer você precisa usar o que se chama de persuasão.

Você deve estar pensando. Nem sempre será possível persuadir uma pessoa, imagine uma equipe inteira.

Em parte você tem razão, agora com as dicas que vou te passar aqui, você pode aumentar e muito as suas chances e obter o resultado que deseja.

Vamos lá.

Cada pessoa tem uma tática diferente para conseguir seus objetivos, desde mostrar e citar dados relevantes antes de um pedido ou até tentar manipular o outro com estratégias não recomendadas.

Por isso, não interessa a sua profissão ou atividade, a habilidade de influenciar pessoas é importante para qualquer pessoa.

Diante disso, eu vou te passar aqui algumas dicas sobre a melhor forma de persuadir os outros. Estas dicas foram listadas pelo Business Insider.

Tenha bons gráficos e informações à mão
Já dizia um ditado: Uma imagem vale mais que mil palavras.

A revista Forbes relatou anteriormente que Brendan Nyhan, da Universidade de Dartmouth, e Jason Reifler, da Georgia State, conduziram um estudo que analisou as fortes convicções políticas através de gráficos.

O que é importante ter em mente é que fatos frios e conexões pessoais nem sempre convencem, às vezes, uma apresentação visual é a vantagem que você precisa para vender seu ponto de vista.

Na pesquisa citada todos os visuais usados ​​no estudo eram simples gráficos de baunilha simples, de modo que seu poder não tinha nada a ver com design sofisticado ou grandes valores de produção.

Eles eram eficazes porque falavam com o cérebro em sua língua nativa. Simples e direto ao ponto.

Faça com que as pessoas gostem de você
Fazer as pessoas gostarem de você é uma importante “arma de influência” afirma Robert Cialdini, autor do livro “O poder da Persuasão”.

Já percebeu que quando você tem uma boa percepção e respeito por alguém, é mais provável que você considere esta pessoa persuasiva?

Assim também um líder é visto pela sua equipe. É claro que esta boa percepção é apenas uma das atribuições que você deve ter para liderar equipes e convencer pessoas.

Se você é uma pessoa tímida e deseja ser bem visto para liderar equipes, você pode desenvolver alguns hábitos que vão te ajudar na construção desta percepção.

Uma delas é ter uma atitude positiva, falar de forma equilibrada e demonstrar atenção quando alguém fala com você.

Mantenha contato visual
Como você se sente quando alguém ou um superior seu fala com você e não olha nos seus olhos? Você se sente seguro?

Certamente não.

A sua capacidade de convencimento e persuasão depende de como você está se comunicando.

É a sua comunicação verbal e não verbal que vai demonstrar confiança.

Repetir ideias e pensamentos é importante
Em algumas situações a repetição não é bem vista e pode se tornar uma atitude chata mas, ao liderar equipes, e repetição é necessária em alguns momentos para reforçar uma ideia ou ação a ser realizada.

Estudos afirmam que existe um ganho de aprendizagem ao utilizar a repetição para ver, ouvir ou realizar alguma atividade.

É neste contexto que muitos oradores famosos utilizam a retórica que envolvem a repetição para atrair a atenção das pessoas.

Faça com que as pessoas queiram ajudar você
O autor de “Armas da Persuasão” Robert Cialdini afirma em seu livro que a reciprocidade é uma importante arma de persuasão e influência portanto, para facilitar o seu processo de convencer pessoas, faça algo por elas.

Se alguém te deve um favor, não se afaste, mantenha relações pessoas constante.

Reforce suas habilidades únicas
O que te faz comprar algo ou ir a algum lugar em que a quantidade do produto é limitada ou a passagem aérea está com uma promoção imperdível por pouco tempo?

A escassez e a exclusividade.

Lembre, pessoas tendem a valorizar o que é escasso ou incomum.

Quando você liderar uma equipe, faça o possível para demonstrar que você possui habilidades únicas que vão ajudá-los a alcançar seus objetivos e que nenhum outro gestor possui.

Ufa, por hoje é isso!

Quer liderar equipes e convencer pessoas?

Comece a utilizar os passos que falei nesse texto e você vai perceber um ganho nas suas e nas ações da sua equipe com melhores resultados no final do dia, da semana e do mês.

Somente você será capaz de liderar os seus resultados.

Um abraço e vamos em frente.

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